Certificado Embratur Nº 26.005948.10.0001-4

TID'S - 96-3 3272 5
Extravio de bagagem

Extravio de bagagem, infelizmente, não é tão raro de acontecer. Especialmente durante os vôos internacionais. Em viagens nacionais, a bagagem será considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Quando isso acontecer, você deve, ainda no aeroporto, procurar o balcão da companhia aérea para o preenchimento do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Faça isso antes de deixar a área de entrega das bagagens para garantir seus direitos.

Se for confirmado o extravio pela companhia, esta tem trinta dias de prazo para tentar localizá-la e entregá-la na sua casa, sem qualquer custo operacional. Se não o fizer, deverá pagar uma indenização. Em casos de danos à bagagem, vigoram as mesmas regras. Se perceber que sua bagagem foi danificada ou violada, retire-a da esteira do aeroporto e informe o problema imediatamente à companhia aérea. Um funcionário lhe entregará um relatório com os detalhes sobre os danos causados.

Recomenda-se que seja feita antes do embarque uma declaração de valores para que a indenização não tenha valor limitado. Para isso, você terá de pagar uma taxa suplementar estipulada pela companhia, como se fosse um seguro. Neste caso, a empresa tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem, uma vez que só será indenizado o que tiver sido declarado.

Objetos de valor como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro devem ser carregados na bagagem de mão, sob a responsabilidade exclusiva de quem os transporta. Em vôos nacionais, a compensação pelo dano ou extravio da bagagem é feita de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica. Em viagens internacionais, a Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade de indenização da companhia em U$ 20 por quilo de bagagem extraviada. E o passageiro só recebe o valor máximo de US$ 400.

Permondo Turismo.: Rua José Ferreira Guimarães, 174 Cep: 05615-130 São Paulo / SP Tel SP.:(55 11) 3722.0078 Tel Santos.:(55 13) 3029.3030