Certificado Embratur Nº 26.005948.10.0001-4

TID'S - 96-3 3272 5
Costumes locais

Quando for viajar, se entregue por completo a experiência de aprender, procure conhecer e respeitar os hábitos peculiares regionais, locais ou de outras nações.

Se o destino de sua viagem é fora do Brasil, recomendamos que faça uma pesquisa em livros ou pela Internet para conhecer mais sobre o lugar onde vai passar suas férias ou lua de mel. Uma dica é saber sobre regras e boas maneiras no trato com as pessoas e como os nativos se relacionam entre si e com os turistas. Lembre-se: comportamentos considerados normais para os brasileiros às vezes são compreendidos como descortesia em outros países e vice-versa.

É preciso atenção quanto às normas impostas a áreas de visitação pública para não ter problemas ou constrangimentos com autoridades locais. Na Itália, por exemplo, não chega a ser perigoso que uma mulher viaje sozinha, mas costuma chamar a atenção quando é vista desacompanhada. Visitas a templos budistas e Igrejas, Catedrais e etc., merecem também atenção quanto à vestimenta – é comum proibir-se a entrada de pessoas com saias curtas, bermudas ou shorts, camisetas sem manga e sandálias de dedo. Monumentos religiosos também merecem atenção quanto ao respeito.

Quando em visita a Templos Budistas evite apertos de mãos. Este contato físico, principalmente com mulheres é proibido. Caso seja necessário passar um objeto qualquer para um Monge, este deverá vir das mãos de um homem. Assim, caso uma mulher deseje passar algum objeto para as mãos de um Monge será necessário que antes ela passe para as mãos de um homem, o qual repassará às mãos do Monge.

Evitar ruas vazias próximas às estações de trem durante a noite em qualquer lugar do mundo.

Nas demais situações, leve sempre um bom guia da cidade ou do país e leia um pouco sobre história do lugar. Informe-se previamente sobre o horário de funcionamento do comércio e dos bancos, além dos museus, bares, restaurantes e outras atrações. Tente ser pontual nos compromissos, pois em muitos países não se tolera atrasos como acontece no Brasil. 

Permondo Turismo.: Rua José Ferreira Guimarães, 174 Cep: 05615-130 São Paulo / SP Tel SP.:(55 11) 3722.0078 Tel Santos.:(55 13) 3029.3030